Blog do Flyp

Como ser um empreendedor (sem se decepcionar depois)

Como ser um empreendedor (sem se decepcionar depois)

Ao abrir um negócio próprio, todo empreendedor sonha com o sucesso. No entanto, entre o desejo inicial e a efetiva concretização dos objetivos de negócio, há um longo caminho a trilhar. Como em qualquer projeto, empreender envolve riscos e gera insegurança. Então,  como ser um empreendedor de sucesso e não se decepcionar depois? Para criar e manter um negócio próprio, há algumas tarefas básicas que você vai precisar cumprir, como o desenvolvimento de uma visão estratégica, captação de recursos financeiros, contratação de mão de obra e por aí vai.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas simples, mas que consideramos essenciais. Acredite: algumas atitudes, por mais óbvias que pareçam, podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Como ser um empreendedor de sucesso

Além de modelar seu negócio, começar pequeno, medir resultados, aprender com os erros e crescer de maneira consistente, há outras peculiaridades no histórico de empreendimentos bem sucedidos. Confira nossas dicas de como ser um empreendedor de sucesso:

Avalie a viabilidade do negócio

Sua ideia realmente representa um modelo de negócios? Existe um mercado potencial? Antes de começar um empreendimento, você precisa colocar seu sonho no papel e compreender a lógica que permeia o mundo dos negócios. Às vezes, mesmo que uma ideia pareça sensacional, não é o momento ou lugar para transformá-la em um negócio viável. Nossa dica é pesquisar, modelar e repensar todos os pormenores do mercado no qual você planeja se lançar. Só assim você alcançará o formato adequado para você transformar seu sonho em realidade.

Crie algo que se destaque

Você não quer ser mais um na multidão, correto? É preciso se diferenciar do que a maioria está fazendo. São tantas marcas disponíveis que você tem de encontrar algo que faça a sua especial. Quando você olha o ranking das empresas mais valiosas do mundo, logo percebe que Apple e Google ocupam as primeiras posições há alguns anos. Essas empresas se negaram a fazer mais do mesmo e continuam inovando incessantemente.

Faça o que ama

Se você perguntar para empresários bem sucedidos o segredo de como ser um empreendedor de sucesso,provavelmente vai perceber na resposta uma paixão pelo que fazem, um brilho nos olhos. Por isso, mesmo que essa dica pareça boba em um primeiro momento, vai fazer todo o sentido em algum momento. Quando você começa um negócio relacionado a algo que te faz feliz, em horas de dificuldade, ter um propósito é o que vai te motivar a não desistir. Além disso, quem faz o que gosta transmite motivação e confiança para todos os envolvidos, como clientes, fornecedores e colaboradores.

Peça ajuda

Quando precisar de um conselho, não relute em pedir ajuda. Para isso, tenha ao seu redor mentores ou conselheiros que possam indicar boas saídas e ajudar na tomada de decisão. Com o tempo, você vai perceber que em alguns momentos a vida de empreendedor é solitária. Assim, ter pessoas com quem você possa trocar experiências é fundamental, já que algumas decisões importantes afetam inclusive a vida das pessoas envolvidas no empreendimento.

Não pare de estudar

Busque conhecimento sempre. Com o mercado evoluindo diariamente, você não pode se dar o luxo de parar no tempo. Procure cursos na sua área e varie entre os presenciais (possibilidade de networking) e online (flexibilidade). Há muitasopções de aulas gratuitas para quem deseja se preparar e também se reciclar.

Empreendedores de sucesso são persistentes, mas não teimosos. Não adianta insistir em um produto ou serviço que não está dando certo. Seja flexível e veja o que o mercado está pedindo. Se falhar, lembre-se de aprender lições com seu fracasso. E o mais importante se você quer realmente saber como ser um empreendedor: não desanime.


Fonte: Blog Sebrae SC
 

Compartilhar

Comentários